top of page

"Deprê do Domingo" - o que há de errado com esse dia?


Particularmente parei de assistir Faustão na TV... Só de ver o anúncio do programa vinha uma sensação esquisita: me lembrava que já era Domingo. 😖 É a famosa "deprê do Domingo" e sei que você ou sente ou já sentiu! Por que esse dia tão especial passou a ser sinônimo de tristeza? A gente criou uma ideia de que precisamos usar nosso tempo livre para "relaxar". Até aí tudo bem.

▶ Às vezes ficar deitado na cama relaxa.

📺 Mas isso é bem diferente de passar horas na mesma posição fazendo a mesma coisa: TV. 📺 Isso pode ser prazeroso (maratonas Netflix? Amo!), mas não quer dizer que não seja cansativo. 🔊 Somos inundados de informações sem viver a própria experiência. Contemplamos as aventuras de várias personagens ou programas de TV, mas enquanto isso as horas vão passando e nosso dia também. 🏖📘 Esquecemos que outras atividades podem relaxar, mesmo que haja o cansaço físico e essas podem ser nossas aventuras. (Nada se compara a um grupo de garotos que conhece uma amiga com super poderes e se juntam para salvar seu melhor amigo que está perdido no Mundo Invertido😍. Mas... isso também não existe nas Condições Normais de Temperatura e Pressão! 🙄)

Resultado: "Domingo não tem nada pra fazer"

Mas por que a gente acha que precisa "guardar" tanta energia?

Ele atencipa a terrível, execrável, nebulosa Segunda-feira. Os motivos para desejar o decreto da anulação desse dia do calendário semanal são inumeráveis e por isso merece uma atenção especial em outro post.

▶Vamos focar no Domingo.

Opa! É exatamente disso que eu ia falar. Odiamos tanto a Segunda-feira que ela entra no nosso Domingo de tal forma que não existe Domingo sem Segunda, ou seja, não focamos no Domingo. De que adianta ser feliz agora se amanhã já é Segunda? 🍃 É mais ou menos assim que nossa mente cria uma armadilha contra o momento presente. Não conseguimos ver a beleza do dia porque junto com qualquer evento atual vem a sinalização de que algo ruim vai chegar. 🍃 Essa sensação será inevitável. Mas talvez possamos nos dispor a fazer o Domingo que queremos mesmo que ela esteja presente. 🍃 Isso aumenta a chance de vermos o dia passar mais devagar, de criarmos lembranças valorosas sobre ele e de que possamos construir no AGORA a vida que gostaríamos de ter se não fosse essa deprê semanal. 🍃 Ainda está cedo. Vamos fazer um acordo? Hoje vamos fazer algo relaxante e prazeroso que temos deixado pra depois.

▶Qualquer coisa diferente do que já faz◀

Uma caminhada na orla com água de côco, cinema, teatro, café, mudar o lugar do jantar, chamar alguém especial pra cozinhar, começar a desenvolver uma nova habilidade (essa que você pensou!)... Depois me conta como foi e o que observou. Vamos salvar o Domingo! 🍃 Domingo é domingo, segunda é segunda. Cada um no seu tempo e com as suas condições. 🍃 Hoje, por exemplo, você pode tudo!


bottom of page