O que é Psicologia Comportamental?
Psicologia Comportamental é um termo aqui utilizado para sintetizar a visão de homem que existe por trás de determinadas técnicas utilizadas no processo terapêutico.
​
Nós interagimos com nosso ambiente de maneira ativa. Nossa ação produz uma mudança no mundo, e essa mudança tem efeito sobre nós.
Pensamentos, sentimentos, emoções e outros comportamentos são produto dessa interação.
A investigação da relação entre essas variáveis é o que promove uma compreensão do porquê pensamos como pensamos, sentimos como sentimos e agimos como agimos! A terapeuta é uma facilitadora desse processo.
A compreensão dessa relação ajuda a promover autoconhecimento, a fazer escolhas mais eficazes e também ajuda a discernir um sentido para suas ações.
​
Algumas técnicas psicoterápicas que utilizo serão descritas abaixo.
​
O que é Psicoterapia Analítica-Funcional?
A Psicoterapia Analítica-Funcional (FAP) faz parte das Terapias Analíticas Comportamentais e obedece a dois princípios básicos:
​
1) O que fazemos, pensamos, sentimos obedece padrões comportamentais que ocorrem em ambientes diferentes de formas diferentes, mas com a mesma função. E por isso, eles também acontecem no contexto da psicoterapia.
​
2) A Relação Terapêutica é contexto para a mudança.
​
Para qualquer tipo de mudança ocorrer, é necessário o estabelecimento de um vínculo natural e legítimo entre terapeuta e cliente. Além disso, é realizada uma análise sobre o relato da história de vida do cliente e como os comportamentos e queixas atuais se formaram. A mudança ocorre primeiramente na relação terapêutica para então ser generalizada para outros ambientes importantes para o cliente.
​
É uma terapia intensa que envolve o desenvolvimento de um forte laço de intimidade (aqui compreendida como a capacidade de se permitir estar vulnerável numa relação).
​
A FAP tem sido altamente recomendada para tratar de pessoas com demandas sobre relacionamentos interpessoais e apresenta resultados extremamente positivos.
Tsai, M; Kohlenberg, RJ; Kanter, JW; Kohlenberg, B; Follete, WC; Callaghan, GM: Um Guia para a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) – Consciência, Coragem, Amor e Behaviorismo. 2008
O que é Terapia de Aceitação e Compromisso?
Conhecida como ACT (agir em inglês), é uma Terapia Analítica Comportamental que promove a mudança na relação do cliente com pensamentos, sentimentos e emoções, através de uma perspectiva mais flexível e menos literal.
Nossa cultura nos ensina uma maneira rígida de pensar que é responsável pela regulação nossa visão de mundo. Passamos a fazer escolhas condicionadas e não orientadas pelos valores pessoais. Aprendemos a avaliar e julgar erroneamente os processos que acontecem embaixo da pele, o que implica em buscarmos formas de evitar aqueles que são avaliados como "ruins". Uma consequência disso é que equivocadamente tentamos evitar esses pensamentos, sentimentos e emoções e junto com eles vão outras coisas significativas.
​
A Terapia de Aceitação e Compromisso instala a flexibidade psicológica necessária para lidar com sintomas de diversas psicopatologias. É uma terapia orientada por valores pessoais do cliente, que possibilita a definição de ações compromissadas nesta direção e não mais em função de amenizar, minimizar, evitar as dores, incomodos e receios. O terapeuta auxilia o cliente a perceber quais são seus valores pessoais e o que tem feito que o impede de viver uma vida de acordo com eles.
​
É uma terapia altamente utilizada em casos de dor crônica, ansiedade, depressão, transtorno afetivo bipolar, transtornos alimentares entre outros.
Luoma, JB; Hayes, SC; Walser, RD: Learning Act – An Acepptance and Commitment Therapy Skills – Training Manual for Therapists. 2007